Skip to content
domingo, junho 21, 2009 / eltonokada

playframework + spring

Como disse no post retrasado, estamos usando o playframework em nosso projeto atual. Relatei um pouco sobre a facilidade de uso, mas, como nem tudo são flores, tivemos um pequeno problema.

Precisamos fazer um mock de uma dependência externa para realizarmos os testes unitários adequadamente.

Para isso a solução que encontramos foi utilizar injeção de dependencias, dentre seus plugins, o playframework  possui o spring, que é um framework que tem como funcionalidade fundamental: a injeção de dependências. Até aí tudo bem, desenvolvemos nossos testes como manda o figurino, tudo saiu redondo, até que quando fizemos o deploy para o ambiente de desenvolvimento, as coisas não deram muito certo ;-(

Por alguma razão quando rodávamos os testes explodia no log o seguinte erro: Spring Context not started.  Mas que raios ? se em nosso ambiente local de funcionava (cowboy code total :” na minha maquina funciona !”  ;-)). Vamos lá a diferença era: no ambiente local funcionava rodando no webserver que o playframework levantava, mas, no jbossweb ja era diferente. Estavamos chegando perto, até que com ajuda do commiter principal do projeto descobrimos que o comando “play war” (empacota a aplicação para que ela rode em um container, no nosso caso o jbossweb) nao estava copiando alguns arquivos de configuração para seus respectivos lugares, dentre eles o play.plugins que era o responsavel por apontar o uso do spring, bingo !

Prontamente eles corrigiram o bug, é por essas e outras que cada vez mais acredito na filosofia open source, que busca sempre a evolução a partir do conhecimento coletivo !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: