Skip to content
sábado, junho 13, 2009 / eltonokada

playframework = pure fun

Eis que nosso time recebe mais uma nova missão:  disponibilizar uma aplicação para que nossos usuários se inscrevam para um processo de seleção de perfis. A primeira vista simples, não ? Mas o buraco é muiiito mais embaixo, pois o nosso querido formulário tem cerca de 70 campos, dentre eles alguns dissertativos, com validações diversificadas,  integração com outros sistemas como o de autenticação e o  de envio de vídeos, além de um fator crítico: precisamos de alta disponibilidade, e sim, essa aplicação será MUITO acessada.

Esse é o cenário, agora a solução. A última aplicação que desenvolvemos era orientada a serviços, onde tínhamos o front-end feito em Flash/ActionScript, e os nossos serviços em python, utilizando o framework django, e posso te dizer que foi bem divertido, principalmente porque aprendemos muito. Nunca tínhamos feito nada expressivo em python e tivemos um grande avanço e satisfação. Tendo isso, pensamos “vamos fazer em python” sim, foi bem divertido a linguagem e pragmática, o django e muiito bom😉 Mas… devido aos servidores que serão utilizados e o prazo apertado, é mais viável desenvolvermos a aplicação em Java. 

Eis que surge o playframework, um full-stack framework com um propósito bem semelhante do django / rails, só que para java.

Ficamos muito impressionados, e bem felizes com a curva de aprendizado e velocidade de desenvolvimento, com configurações simples e, funcionalidades poderosas, nosso projeto está de vento em popa em apenas 3 dias de sprint. Usamos, spring, hibernate,junit, log4j, selenium e etc.. etc.. tudo isso sem configurações monstruosas,  enfim.. tudo isso de uma maneira bem ágil e sem reinventar nada !! e nos concentrarmos efetivamente no real propósito da aplicação !!! na lógica de negócio.

Em tempo de desenvolvimento ele levanta um webserver muito leve, nao há a necessidade de restarts na aplicação, e como disse com configurações extremamente simples

Vai lá e da uma olhada no play !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: